#155 – Voodoo Dominicano ou “Las 21 Divisiones”

Estive procurando nos últimos tempos, alguma religião parecida com o Voodoo e que carregasse esse nome “Voodoo” e que não tivesse fortes ligações com o Cristianismo… mas cada vez que faço buscas, ou procuro pessoas que estão dentro dessas religiões, tradições… mais e mais, fica evidente o quanto o Cristianismo – mais precisamente o Catolicismo – esta integrado a essas, de uma forma muito intrínseca.

Sabemos que Voodoo de Nova Orleans, é a mistura do Cristianismo Espanhol, um pouco do Cristianismo francês, Vodu do Haiti e um pouco da Tradição cultural e religiosa da África…

Sabemos que o Vodu do Haiti é a mistura da Tradição cultural e religiosa da África e o Cristianismo Frances…

Mas e o Voodoo Dominicano? O que é…

Entrei em contato com um Hougan dessa tradição dias atrás, queria alguns esclarecimentos, enviei algumas perguntas que norteariam a criação desse texto… seu nome é Hector, ele é Hougan de Voodoo Dominicano.

O Vodu Dominicano, não é muito diferente do Vodu do Haiti, mas possui muitas características próprias e singulares.

Também é chamado de “Las 21 Divisiones”, tem como base o Deus supremo Papa Bon Dye, que criou os Luases (que seriam como os Loas do Vodu Haitiano), e o culto a esses Luases são bem característicos porque eles fazem uma sincretizarão com santos católicos bem nua e crua… existe ao todo, 21 grupos de espíritos, e cada grupo é chefiado por um “Luase”.

Cada Luase, possui seu próprio grupos de mitos, crenças e afins…
São Elias, que sincretizado com Baron del Cemiterio, e sua esposa Baronesa Brigitti, foram os primeiros homem e mulher a serem enterrados em território sagrado (abençoado pela igreja…), eles são a personificação da morte e fertilidade, seu dia de culto é na segunda-feira.

Alta – Foto: Hougan Hector

Cada Luase, espirito… é sincretizado com um Santo Católico, São Miguel, é chamado de Belié Becan; Ogun Balenyo, se apresenta como São Tiago, e Ogun Bandagri, seria São Jorge…

Assim como o Vodu do Haiti, e o Voodoo de Nova Orleans, a pratica e o culto do Voodoo Dominicano, também é muito simples, talvez o mais simples de todos os três. O real praticante, que tiver interesse, irá cultuar alguns Santos, fazer oferendas e pedir por resoluções de problemas – as divindades existem para auxiliar as pessoas durante suas vidas, para que esses tenham mais felicidade em vida, e durante suas evoluções espirituais.

Ao contrário do Voodoo de Nova Orleans, e do Vodu do Haiti, o Voodoo Dominicano é o mais cristão dos três. Todos os praticantes dessa religião se denominam praticantes do cristianismo, e devotos da fé Católica.

Ainda sim, essa pratica empresta várias nuances de outras religiões, ou expressões religiosas…

Apoiada e com fortes vínculos xamanicos que vem de povos indígenas, e com grande pegada kardecista, o que diferencia e muito do Voodoo de Nova Orleans e Vodu Haitiano – tornando essa religião algo simplesmente fantástico.

A questão de iniciação e outras praticas formais, são bem menos rigidas do que em Voodoo de Nova Orleans e Vodu do Haiti – o praticante não é encorajado a ser iniciado, ele pratica sendo parte do grupo desde o inicio.

Para saber mais sobre o Voodoo Dominicano, indico o site do Hougan Hector http://las21divisiones.com/

E para falar com o mesmo sobre tal religião, segue o link do facebook: https://www.facebook.com/houngan.hector

Embora esse texto seja curtinho, ele irá esclarecer o que é o Voodoo Dominicano, o nosso interesse, com o site Brasil Conjure, é oferecer informações VERDADEIRAS sobre o Voodoo (seja em qual ramificação for), para que o praticante SÉRIO, não seja levado ao erro.

Acreditamos que só existe uma forma de combater a ignorância, a cegueira espiritual, a ganancia e a soberba do espirito, que é através da informação.

Que possa Deus em sua grandeza, te guiar por bons caminhos.

Kefron Primeiro

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.